Nossa História

                O Instituto Nossa Senhora de Lourdes, fundado em 24 de fevereiro de 1966, na cidade de Gravatá – Pernambuco, é dirigido pelas Filhas de Maria Auxiliadora – FMA, Irmãs Salesianas. É conhecido como o Colégio das Irmãs Salesianas. As Irmãs Salesianas vieram a Gravatá a pedido do Prefeito Aarão Lins de Andrade e de algumas famílias da cidade.

Assim relata a história:

“O Instituto Nossa Senhora de Lourdes de Gravatá foi campo de Ação Educativa Apostólica das Irmãs Doroteias que chegaram em Gravatá em 1910 e fundaram na rua do Cruzeiro, hoje 7 de Setembro na casa 107, uma escolinha de nome Nossa Senhora de Lourdes, no dia 15 de maio e 1918.

Nessa pequena escolinha administravam educação e disciplina às moças da cidade. Em virtude da casa ser acanhada para os fins de ensino e não permitir maior expansão, resolveram as Madres procurar outro local. Passaram-se meses e nada. Já desiludidas de achar um ponto conveniente, dado a pobreza da comunidade e o número reduzido de residências confortáveis, foram surpreendidas pelo convite generoso que lhes fez o Prefeito Joaquim Didier, para se mudarem para o seu solar desocupado naqueles dias. E, em mais um dos gestos generosos que o caracterizavam doou as freiras o próprio solar no qual morava há 14 anos, facultando assim a melhoria do Educandário Gravataense. Logo mais, o Instituto Nossa Senhora de Lourdes tornou-se também, internato, aceitando moças de outras cidades.

                Porém no dia 06 de janeiro de 1953 a Madre comunicou que a comunidade iria se transferir para a Casa de Santa Cruz de Carpina, casa que foi doação da família Petribú ao Instituto das Doroteias. Pouco a pouco a transferência foi se realizando. No dia 17 o Cônego José Elias retirou o Santíssimo Sacramento da capela e em procissão foi levado para a capela da casa das Irmãs das Damas da Instrução Cristã.

No trem da manhã do dia 19 seguiram para Recife as setes Irmãs Doroteias e no trem da tarde do dia 24 de janeiro de 1953 as três irmãs que haviam ficado terminando as arrumações também partiram. Durante o tempo em que ficaram sozinhas, as três irmãs faziam as refeições e dormiam na casa das Irmãs das Damas, onde foram tratadas com muita caridade”.

“ ÀS pressas o Prefeito Devaldo Borges auxiliados pelos deputados Jarbas Maranhão e Valdemir Cardoso com apoio do comerciante Inaldo Guerra, adquiriu o prédio do solar Didier, que há 35 anos fora doado à Ordem das Doroteias, nele instalado provisoriamente um Ginásio Misto”.

                “O Ginásio resultara na solução do momento. Ensinando o primeiro e o segundo Graus e o Magistério Rural, sob a direção do Padre José Lins de Moura, ampliavam e democratizavam o ensino”.

                “Depois de construir ao lado do Solar Didier um prédio adquirido com recursos federais, para funcionamento deste Ginásio, com o primeiro e segundo graus e o Magistério Rural, a Prefeitura Municipal, sendo Prefeito o Senhor Aarão Lins de Andrade, cedeu à Congregação Salesiana a antiga casa, com promessa de urgente reparação, devido aos grandes estragos no qual o prédio se encontrava, para que as novas habitantes pudessem começar o seu apostolado entre a juventude”.

                “Em 20 de setembro de 1967 a Prefeitura realizou a doação definitiva do Solar Didier, hoje ampliado com recursos que as Irmãs Salesianas foram adquirindo com o próprio trabalho”.

                Eis o que diz a Crônica da casa em relação à fundação do Instituto Nossa Senhora de Lourdes: “No dia 24 de fevereiro de 1966, o Instituto Nossa Senhora de Lourdes situado em Gravatá, cidade do Estado de Pernambuco, sendo Prefeito o Sr. Aarão Lins de Andrade, sob o glorioso pontificado de SS. o Papa Paulo VI, regendo a Diocese de Caruaru o Excelentíssimo Revdo Monsenhor Augusto Carvalho e Vigário Monsenhor Cremildo Batista de Oliveira, tendo como Superiora Geral da Congregação das Filhas de Maria Auxiliadora, a Revda Madre Angela Vespa e Governador do Estado de Pernambuco o Dr. Paulo Guerra, foi inaugurado pela Revda Madre Pierina Avogadro, Inspetora da Inspetoria Maria Auxiliadora do Nordeste do Brasil, com o objetivo de educar a juventude feminina de Gravatá. Como todas as nossas obras foi o seu objetivo principal, a educação religiosa, intelectual e moral da juventude, não podendo ser desviado desta destinação”.

                “Às Irmãs que estavam acompanhadas pela sua Inspetora, uma Senhora Maria José Simões, expressou em nome das famílias gravataenses a sua alegria e contentamento com a chegada das Religiosas Salesianas para a educação das suas filhas. Depois da palavra de agradecimento do Sr. José Luiz Mendonça, grande benfeitor da obra, a Revda Madre Pierina Avogado expressou a sua alegria com a nova fundação, demonstrando todo contentamento e generosidade das Irmãs que vieram para iniciar a Obra, certamente bendita do Senhor. O Instituto Nossa Senhora de Lourdes teve como sua primeira diretora a Ir. Aline Viana. Os cursos que iniciaram foram o ensino infantil (pré-escolar) e o ensino fundamental (séries iniciais – 1º grau menor) com um bom número de crianças das melhores famílias da cidade”.

                Na origem da Obra não somente funcionava a escola, vejamos o que nos diz a crônica da casa:

                “No dia 13 de março de 1966, as Irmãs iniciaram o Oratório Festivo, grande novidade para as crianças e jovens, cerca de oitenta, trouxe para a vida das Irmãs a alegria da alma salesiana e a plena realização”.

                Há 57 anos o Instituto Nossa Senhora de Lourdes desenvolve um trabalho educativo, norteado pelo Sistema Preventivo de Dom Bosco, de forma dinâmica, aberta, acolhedora, evangelizadora, inovadora, educando a juventude gravataense com a Pedagogia Salesiana. Acreditamos que a nossa paixão missionária se exprime na escolha consciente da educação como via da cidadania ativa. A partir de então já passaram muitas irmãs por este querido colégio dando a sua contribuição para a educação de gerações de crianças e adolescentes.

                Hoje funciona a Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Departamentos Esportivo, Salesianos Cooperadores, Catequese paroquial, Oratório, com o objetivo de educar a juventude. Toda a Comunidade Educativa do Instituto Nossa Senhora de Lourdes, Irmãs e Leigos vivem a corresponsabilidade de comunhão para a educação integral dos jovens. Com a construção do saber nossos alunos conquistam vagas nos diversos cursos das universidades públicas e particulares das diversas regiões do Brasil.

                “Em fidelidade a Dom Bosco e a Maria Domingas Mazzarello, reafirmamos a importância de educar para a fé no contexto em que vivemos, porque é ali que se elabora os sabores e os significados do que se vive fazendo escolhas positivas para a vida” (cf. LOME 99).

                Muitas diretoras doaram as suas vidas com um trabalho incansável para que o referido colégio tivesse uma educação de qualidade:

                Ir. Maria Aline Costa Lima Viana – 1966 a 1967.

                Ir. Paola Pellanda – 1968 a 1973.

                Ir. Francisca Ivanira Pires – 1974 a 1977.

                Ir. Leonor Benício da Costa – 1978 a 1981.

                Ir. Maria Teixeira Sobrinha – 1982 a 1985.

                Ir. Maria Emilia Barros – 1986 a 1987.

                Ir. Ana Helena Alencar de Oliveira – 1988.

                Ir. Izabel Sales Cartaxo – 1989 a 1994.

                Ir. Gesulira Oliveira Lima – 1995 a 2000.

                Ir. Dynazil Carvalho de Azevedo – 2001 a 2003.

                Ir. Leonor Benício da Costa – 2004 a 2009.

                Ir. Marilene Nunes Silva – 2010 a 2011.

                Ir. Elizabeth Pastl Montarroyos – 2012 a 2015.

                Ir. Maria Helena de Loyola – 2016 a 2017.

                 Ir. Régia Cristina Freitas Gondim – 2018 a 2022

Na gestão atual, IR. NATÁLIA GOMES DA SILVEIRA – 2023 …

                A EDUCAÇÃO SALESIANA preza pela educação de qualidade, a formação do ser humano e busca ressaltar a qualidade de nosso Projeto Educativo Pastoral, com a tradição dos valores cristãos aliados à pedagogia e à inovação incorporada em nosso material didático digital. Com isso, reforçamos o nosso compromisso na formação de uma juventude mais preparada, composta por bons cristãos e honestos cidadãos.

Visão de Futuro

                Queremos ser uma escola com uma educação de excelência favorecendo o desenvolvimento integral das crianças, adolescentes e jovens para que sejam mais humanos e atuantes na sociedade porque acreditamos na educação como transformadora da sociedade.

Nos acompanhe nas Redes Sociais